B a i x A x é

PAGODE BAIANO

PagOdE BaianO

Posted by ROdriigO on November 15, 2010 at 11:15 PM

Quantas vezes a gente houve falar do PagOdE da Bahia?

Quando se chega em SalvadOr, uma das primeiras coisas que te convidam para fazer, é curtir um PagOdE!

Você imagina então um SorrisO MarotO, RevelaçãO, Zeca PagOdinhO... Certo?

NãO, errado. Este é o PagOdE dO RiO de JaneirO.

Então vOcê imagina JeitO Moleque, InimigOs da HP, Cupim na Mesa certo?

ErradO de novO! Este é o "PagOdE ""UniversitáriO de SãO PaulO"

 

EntãO o que é o PagOdE da Bahia?.

 

Vai uma Dica:

Na Bahia, o PagOdE é comO o Acarajé, não impOrta se vOcê diz que quer quente, ou friO, sempre tem que ser com pimenta! O PagOdE BaianO Sempre Existiu. Mas o Axé veio primeirO cOm o estOurO de Luiz Caldas, nO triO elétricO e cOntagiOu o Carnaval com várias Bandas de Axé. Daí vieram Chiclete cOm Banana, Banda Eva, Asa de Águia, CheirO de AmOr, BabadO NovO, Jammil e Uma nOites Etc.

Mas tem Axé nO PagOdE BaianO: Tem sim senhOr!

Artistas comO Claudinha Leitte antes de cantar Axé, cantava o PagOdE BaianO na Banda Nata dO Samba.

Com o EstOurO dO Axé o PagOdE BaianO, permaneceu vivO, Firme e fOrte. Só que mais em Salvador e nO Interior da Bahia. No restO dO Brasil, pOuca gente cOnhecia esta fOrma tãO gOstOsa de "PagOdear".

O PagOdE da Bahia fOi pOr muitO tempO CensuradO. Era vistO comO um tipO de Música "EscandalOsa", "Indescente" que Exaltava o corpO e a Sensualidade de uma fOrma Vulgar.

Artistas dO ramO comO Xela (na épOca dO iníciO dO PagOdart) fOram muitO criticadOs ao cantar Músicas comO Tapa na Cara.

Mas aOs poucOs fOi surgindO aquela curiOsidade, aquela voOntade de experimentar esta dança "apimentada".

E quem experimentOu, gostOu e pediu mais. EntãO um GrupO começOu a ganhar o cenáriO naciOnal cOm esta Música "Escandalosa" mas que ninguém desligava o rádiO quandO Ouvia: muitO pelO contráriO. TodO mundO aumentava e cOmeçava a Dançar... Este GrupO fOi o Gerasamba!

VeiO de mansinhO, brincandO e derrepente explOdiu: Fez todO mundO Dançar na "BOquinha da Garrafa", Segurar " O Tchan" e virOu mania naciOnal. EntãO todO mundO percebeu que a Música era gOstOsa de Dançar, tinha uma COreografia bacana bem ao gostO dO BrasileirO: repleta de Ginga e Sensualidade.

O Gerasamba se transfOrmOu no "É o Tchan" depOis que todO mundO segurOu o Tchan cOm COmprade WasingthOn, BetO Jamaica e a super Carla Peres. Quem esquece? Desde entãO oPpagOdE da Bahia GanhOu o Brasil cOm vários nOmes diferentes.

 

PrimeirO fOi chamadO de Samba DurO, mas que de durO, nãO tinha nada. Para Dançar e dar cOnta das COreOgrafias, tinha que ter o corpO bem "mOle" para Requebrar, Descer e Subir num Rítmo frenéticO e agitadO. DepOis fOi ganhandO o nOme de Swingueira da Bahia, e se transfOrmOu na Swingueira do Brasil ou PagOdE da Bahia mesmO.

No iníciO toda banda de "Samba DurO" tinha que ter uma ou duas Dançarinas, nO estilO dO É o Tchan. Assim foi cOm o Gang dO Samba, Cia do PagOde entre outras... Mas de repente surge um tal de Xandy cOm um certO HarmOnia dO Samba. Um HOmem RequebrandO, QuebrandO todOs os tabus de que "HOmem que é HOmem nãO RebOla." CertO?

ErradO de novO!

HOmem Rebola sim e as Mulheres, cá entre nós, se derretem toda pelO requebradO deles! É ou nãO é?

DepOis que o HarmOnia dO Samba surgiu entãO, todO mundO cOmeçOu a olhar mais para o PagOdE da Bahia cOm um interesse bem maiOr. EntãO cOmeçaram a se destacar PagOdart, Nata dO Samba, Oz Bambaz, PsiricO, MisKuta, DignOw, Primazia e pOr aí vai. IssO só na Bahia! PelO Brasil a fOra vOcê encontra Bandas de destaque que cantam e dançam o bOm PagOdE BaianO: Super Seea, O RodO, Planeta & Cia, Mi Usa, Os MarOtOs, entre outrOs...

Surgiram também os GrupOs de Dança. TodO mundO queria fazer COreOgrafia. Os "Machões" queriam aprender a Requebrar, quem diria!

 

A Swingueira invadiu as Academias, as Festas, o Brasil! VirOu uma febre bem apimentada.

Lembra que cOmparamOs o PagOdE BaianO ao Acarajé? Só que tem uma diferença:

QuandO a Baiana pergunta se vOcê quer Quente ou FriO a maiOria das pessoas pede friO.

AgOra na Swingueira todO mundO quer cada vez mais quente, mais apimentada, pra ficar ainda mais gOstOsa. CertO?

CertO! Do AnO 2000 para cá, o PagOdE BaianO, a Swingueira, é o RitmO que Reúne um dOs maiOres PúblicOs em ShOws pelo Brasil e pelO mundO! AgOra todO mundO curte a Energia, o Axé da Bahia com o apimentadO PagOdE BaianO.

 

Se fOsse para comparar hOje, pOderíamOs dizer que o Axé e o Acarajé, é Energia, e o PagOdE BaianO é a pimenta, que dá mais calOr, dá mais sabOr a Música Baiana. Um cOmpleta o outrO. E os dOis juntOs... AHEUAHEUAHEUAHEUAHUE... NãO tem cOmparaçãO!!  :)

Categories: None

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments